Como fazer suas resoluções darem certo


Falei num post publicado há pouco mais de uma semana que é possível fazer nossas resoluções de ano novo darem certo se planejarmos algumas ações que sejam mesuráveis, dermos um passo de cada vez e aprendermos que uma grande mudança pode não ser feita necessariamente de uma vez. Hoje traço mais três pontos que completam aquele post. Neste, falaremos sobre nossos planos.

  • Toda execução de uma resolução deve ser acompanhada de olho no calendário: você pode definir em qual mês irá realizar determinadas atividades do seu plano. Por exemplo: se o objetivo é aprender inglês básico para poder viajar no final do ano que vem, e se março chegar e você ainda não tiver se matriculado em um curso, já vai dar para saber que a coisa não está indo bem. Se a intenção é perder peso, você pode quantificar metas (realistas!) para cada mês. Mas não quantifique apenas o efeito (a perda de peso), e sim os processos (número de horas de caminhada semanais, redução de refrigerantes, etc.)
  • Comece já: Após definir seu plano, registre-o detalhadamente (será um contrato de você consigo mesmo!) e comece imediatamente a segui-lo. Não esperar o ano que vem começar pode ser um grande fator de motivação. E esperar o ano que vem começar, dando a si mesmo algumas semanas para agir ao contrário do que você planeja para o futuro, é simplesmente uma forma de se enganar.
  • Siga o plano: Projetos pessoais e definidos informalmente não têm grandes chances de sucesso se você não se esforçar para seguir o que planejou, ou para alcançar as metas que definiu. Cabe só a você!

Tenho pensado em todas essas coisas e já consegui padronizar algumas ações. Considero isso uma vitória, pois estou pra conhecer gente mais resiliente* que eu da forma como era.

Resiliente: substantivo feminino
1    Rubrica: física - propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica
2    Derivação: sentido figurado - capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças

Como podem ver, usei a palavra no pior sentido que poderia ter.


Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.