Concurso: 10 dicas testadas e aprovadas para passar


1. Não economize mais do que o necessário. Pense em material de estudo como investimento. Não se endivide, mas também não seja mesquinho. Vale bem mais a pena comprar um livro bom e caro do que comprar outro desatualizado ou que não serve pra nada. E não são só os livros: assine sites especializados.

2. Peça ajuda a quem sabe. Leve o edital para um conhecido da área indicar a bibliografia.

3. Foco no conteúdo! O tempo muitas vezes é escasso. Se o assunto for interessante, a tentação de divagar fica grande. É como pesquisar na Wikipédia: você entra em um assunto, clica num link, depois em outro e daqui a pouco nem lembra mais onde começou e o que queria saber. A minha dica é ficar sempre com o conteúdo programático em mãos.


4. Não se deixe desanimar pelos outros. Tem gente que vai insistir pra você sair bem naquele dia que o estudo está rendendo, outros vão dizer que concurso é uma questão de cartas marcadas. Enfim, tem coisas que é melhor deixar entrar por um ouvido e sair pelo outro.

5. Lazer e equilíbrio. Claro que você vai abrir mão de algumas coisas, mas se ficar trancado em casa não vai se manter motivado por muito tempo. Tem que ser encontrado o equilíbrio.

6. Respeite-se! Há dias que não adianta, a matéria não entra de jeito nenhum: dê um tempo, caminhe, tome um banho, cozinhe, tome uma cerveja, converse no MSN. Se não tiver jeito, tire o dia de folga e recomece amanhã. Só não pode virar hábito.


7. Plano B. Só motivação pura não basta, às vezes. Passe a estudar na biblioteca de uma faculdade.

8. Exercícios, exercícios! Não importa se você estuda lendo, fazendo tabela, resumo, desenho, organograma, o importante é resolver muitos exercícios mesmo. Resolver, e não ficar lendo a pergunta e a resposta certa.

9. Reprovou em 2? Em 3? Não desista! Já conheci pessoas que fizeram mais de cinco vezes o mesmo concurso. descubra onde está errando e ataque nesse posto. O importante é não desistir.

10. Tenha um objetivo Quer ser PF para lutar contra o crime, ser fiscal para combater contrabando ou a galera que sonega enquanto a gente se mata de pagar impostos? O importante é ter foco, e nem sempre precisa ser no contra-cheque e na estabilidade.
Dicas adaptadas daqui.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.