5 dicas essenciais sobre a arte de conversar


Desde que, ainda na faculdade,  ouvi um professor dizendo que o segredo para cativar o público numa palestra é fazer piadas consigo mesmo penso que ou ele ou os políticos estão errados, pois estes fazem constantemente piadas com o povo brasileiro enquanto aquele fazia piadinhas sem o menor sentido. Certo é que há por aí milhares de dicas sobre como falar em público. Minha história, no entanto, não serve muito bem de modelo. Olhando para ela e sabendo que muitos de meus amigos e até alunos visitam meu blog, resolvi pegar algumas dicas que vi num folheto numa revista editada por uma amiga e comentar aqui no Blog do Bauru. Vamos a elas:
 Fala, rapaz, fala alguma coisa!
 
DEZ DICAS DA ARTE DE CONVERSAR

1º  OUÇA COM ATENÇÃO
O melhor palestrante é sempre um ótimo ouvinte. Para alcançar o que o público espera, o melhor é sempre ouvir quais os anseios que eles têm. Muitas vezes nos concentramos tanto no que tencionamos dizer que não ouvimos realmente o que a outra pessoa está dizendo. Se você ouvir ativamente os outros, eles prestarão mais atenção quando chegar a sua vez de falar.

2º  FALE SOBRE COISAS QUE INTERESSAM A OUTRA PESSOA
Todos temos uma tendência ao narcisismo. Gostamos de falar de nossos projetos, desejos, realizações. Quando se estimula o outro a falar sobre seus assuntos prediletos nunca há razão para preocupar-se com silêncios constrangedores e geralmente se fica tão absorvido que não há tempo para acanhamento... que é o maior obstáculo para uma conversa espontânea.

3º  EVITE MINÚCIAS DESINTERESSANTES
Saber contar apenas o que interessa é uma arte que os humoristas dominam. Você, certamente, conhece alguém que tergiversa tanto que um simples "causo" torna-se uma narrativa desinteressante."Não sei bem se foi numa sexta ou num sábado. Mas, deve ter sido por volta de dez e meia, porque eu acabava de sair da casa de meu irmão, do outro lado do parque, e depois..." Muito antes de o narrador chegar ao clímax de sua história, já estamos exaustos.

4º  EVITE EXPRESSÕES CEDIÇAS
Já viu pessoas que repetem insistentemente algumas expressões como se fossem cacoetes? Fuja disso,  fuja  de frases como "maravilhoso", "Só mesmo você", "Está entendendo?" São frases estereotipadas. E não faça citações de si mesmo. São poucas as pessoas espirituosas como Bernard Shaw, que podia gracejar:- Cito-me freqüentemente. Isso dá sabor à minha conversa!
 
5º  FALE COM PRECISÃO
Não tenha pressa de acabar logo a conversa. Discorra sobre o assunto o suficiente para apreciá-lo do ponto de vista de quem dá e de quem recebe.
Muitos de nós somos culpados de tornar difícil a compreensão de nossas conversas com cacoetes e hesitações. Olhe de frente a pessoa com quem estiver conversando, em vez de olhar para ela e não ponha a mão em frente da boca para falar indistintamente. Não se deve ser necessário que lhe peçam para repetir o que disse.

Abordarei outras cinco dicas num próximo texto para evitar um post demasiadamente longo. É isso. Agora desligue o computador e coloque em prática o que foi dito aqui. 


2 comentários

Uhm, detesto pessoas que começam a contar uma história e nunca terminam!
Mas, o pior tipo mesmo, é aquele que conversa com você querendo fugir, fica olhando para o lado, coça a cabeça, olha no relógio! Eu, quando percebo, já dou uma desculpa e vou passear, afinal, niguém precisa ficar falando para quem não quer ouvir.
Pessoas assim deveriam ler esse post e se policiarem bastante!

Adoro o teu blog =}

Reply

oi Bauru

Bem interessante este post. gostei bastante e vi que peco em todos estes itens, uns mais outros menos, mas o que tenho exercitado ultimamente é a arte de ouvir, as vezes tenho um impulso grande de querer argumentar, me defender e até expor minha opinião, mas acabo esperando pra ver até onde a pessoa vai, depois eu me coloco na conversa.

Além disso, eu tenho aquela mania de falar logo o que quero senão eu acabo esquecendo, só que nesse caminho as vezes eu tropeço um pouco, ótimas dicas, vou pensar sobre elas, valeu mesmo!

É, a moda agora é textos pequenos mesmo, já estava pensando nisso em editar os postões pra virar postinhos, mas esse texto me animou, agora mãos a obra. :)

Um Abraço

Reply

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.