Uma carta para novos docentes


Certo… você acaba de ser aprovado em um concurso público, isto é, agora você é funcionário público. O que se espera de você? Melhor ainda, direciono minha pergunta “aos professores”:

O que esperar dos professores?

Pergunta capciosa, não? Se você não é professor deve ter a resposta na ponta da língua. Algo como “preparar os jovens para enfrentar os desafios da vida”. Agora, se você é professor e acabou de sair das carteiras da faculdade…

aventura docencia professor

Quer uma aventura?

Sou professor e fui tomado por este pensamento hoje de manhã. Creio que a primeira coisa que se espera de um novo professor, ou daqueles que já estão há anos nas salas de aula desse imenso Brasil, é que é que gostem de ser professores. Isso soa estranho, mas imagine aquele amigo na sala dos professores, enchendo sua garrafinha plástica de água gelada, pegando um pouco de giz com o qual a inspetora acabou de abastecer a caixa sobre a mesa, colocando seus diários de classe embaixo do braço e saindo cabisbaixo para a sala de aula (5 minutos atrasado). É isso que vejo diariamente nas diversas escolas onde leciono e sobre as quais ouço falar.

Professor que não gosta de ser professor é mais comum do que se imagina. Muitos veem a escola pública apenas como um degrau, uma parada na viagem que realmente interessa. Quase um purgatório (acreditem, a imagem não é uma metáfora)  a aturar antes de galgar rumo ao mestrado, doutorado, docência na universidade pública, que é o que realmente lhe interessa (redundante mode ON).

Professor que não gosta de ser professor, médico que não gosta de ser médico, policial que não gosta de ser policial… Por causa de gente assim, diariamente as pessoas veem seus sonhos morrer e não raramente, as pessoas morrem esperando que de boa vontade, eles façam aquilo para o que são pagos.

P.s.:A Áurea falou disso nesse post. Retribuo o link recomendando a leitura integral daquele post.


4 comentários

Pior que a situação piora a cada dia Rogério. Eu acho que deveria haver teste psicotécnico para professores, igual é feito com policiais ( mas eu sei que isso poderia ser considerado uma medida discriminatória por muitos)

Reply

Teilor, meu caro, discriminatória é pouco. Acredita que há professores dizendo que a prova que medirá o desempenho dos docentes e consequentemente classificará cada um para em seguida serem atribuídos os aumentos e aulas está sendo chamada de discriminatória? Nem avaliados eles querem ser mais... Basta passar no concurso e deitar em berço esplêndido.

Reply

"Professor que não gosta de ser professor é mais comum do que se imagina".
sou estudante do curso de Licenciatura plena em Matemática e sei bem que a realidade é condizente com o que diz no post, pois os Professores já saem da faculdade desgostosos da profissão.
minha turma iniciou com 50 alunos. Hoje, no ultimo período, somos 23, a maioria já exercendo a docencia, porém muito desmotivados! Eu, sou umas das que não estão dando aulas por conta de ter me decepcionado muito com o que encontrei. Hoje os Professores chegam ao mercado de trabalho mal preparados para encontrar uma realidade de guerra nas salas de aula. E este é um dos motivos pelo qual me afasto deste convívio. Já perdi a conta de quantas vezes, durante meus estágios, os professores, orientadores e afins, se sentavam a mesa na sala dos professores para apenas "falar mal" da profissão. Uma delas disse-me o seguinte: "você é nova, é inteligente, sai disto enquanto é tempo! Use seu conhecimento para fazer outra coisa, porque isto aqui é o inferno!"
e ela está correta! Professores desmotivados, pais obsoletos e alunos descompromissados transformaram a educação num verdadeira pandemonio!

Reply

Karoleen , você está certa. Não discordo de quem quer o melhor pra si e se afasta da escola. Também não acho errado quem entra na escola e acredita que pode fazer um bom trabalho. Eu mesmo faço o melhor que posso por meus alunos da Suplência. Perdi a conta dos dias que preteria ter ficado em casa descansando depois de mais de 10 aulas a ter ido dar aulas para eles, mas se é inevitável, vou e faço o melhor que posso. Poderia engambelar (ouço isso ainda na minha região), mas estaria sendo desonesto comigo mesmo. Obrigado por seu relato.

Reply

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.