Dicas para customizar um template



Se ele aprovou, vou ligar pra quem discorda?

Customizar um template Mínima desde o começo foi gratificante. Não que eu tenha feito coisas mirabolantes, mas por saber que hoje eu posso mexer em muitas coisas sem quebrar tanto a cabeça. Lembro-me ainda da época em que usei o Template Esqueleto Compulsivo e posteriormente o Template Blogger Tips. Já passei por diversas caras. Algumas tão estranhas que prefiro esquecer. Creio até que mudar de template tenha a ver com o nosso estado de espírito. Houve épocas em que me prostitui . Fui influenciado por diversas opiniões e não podia ver uma nova sugestão na minha caixa de entradas de e-mails para querer logo mudar. Mudava, tinha aquele trabalhão todo pra configurar os widgets e continuava insatisfeito. Dizer que admiro quem permanece por um ano todo com um template seria mentir. Acho, às vezes, que é conveniente ou até uma estratégia de marketing. Bom, melhor nem citar nomes neste caso, pois é difícil entender como alguém troca o que está bom por algo pior em navegabilidade, em estética. Eu que o diga.
Fato é que passei umas duas semanas mexendo neste que uso agora. Você pode até dizer que foi muito tempo para um resultado pífio, mas intercalei isso com longos momentos sem vontade nenhuma de postar. Tenho feito isso em menor quantidade porque me falaram tanto em fidelidade do leitor, sobre dar tempo para ele pensar no que eu tinha escrito que acabei me aventurando mais na leitura do que nos posts do blog.

Bom, baseado no template Mínima feito por Douglas Bowman, fiz, primeiramente, as alterações abaixo:

- Templates para Novo Blogger: Artigos relacionados no Blogger;
- Templates para Novo Blogger: Como exibir as datas em todos os posts de um mesmo dia;
- Templates para Novo Blogger: Retirar o link : Assinar: Postagens (Atom);

Depois disso, passei a querer brincar com o layout de forma mais efetiva. Há algum tempo (na verdade muito) quando participei pela primeira vez no Grupo Blogspot Brasil, querendo resolver um problema num template que havia colocado no antigo "Encontros Fortuitos", a Priscila (Goiabas Verdes Fritas) disse que eu deveria mexer num tal de h2. Só hoje, mais de um ano depois é que passei a entender o que ela quis dizer. Valeu, Priscila.
Bom, nesses dias, ajudaram-me, ora censurando as "belezuras" que eu queria fazer, ora incentivando o que estava ficando bom, alguns amigos. Como continuo acreditando sem hesitar que linkar é a melhor maneira, depois da boa remuneração, de valorizar o trabalho de alguém, cito quem "me aguentou" nesses dias de TPP:

Caio do Blog do Lausi;
Felipe do Blog do Xavier;
Hugo Meira do Portal do Meira e Hugo Meira (portal jurídico)
José Márcio do TutorUnopar;
Márcia do Dicas e Templates para Mamanunes;
Iara do Mais atitudes;
Rogério "Bauru" do Blog do Bauru ("me citei a mim mesmo", claro!);

Certamente me esqueci de algumas pessoas que apenas passaram por lá e disseram que estava ficando legal. Perdoem-me.
Coloquei, ainda, os hacks e dicas implementadas abaixo:

Dicas Blogger: Widget com o ranking e os últimos visitantes do BlogBlogs;
Usuário Compulsivo: Citações com destaque no Blogger;
Usuário Compulsivo: Corrigindo a exibição do Favicon no Blogspot;
Usuário Compulsivo: Otimizar o título das páginas no Blogger;
Blosque: Suplemento de Trackbacks Para Blogger - Blogspot (logo estará na sidebar);
Usuário Compulsivo: Destacar comentários do autor no Blogger
Usuário Compulsivo: Widget - Busca com Dica Autolimpante
Usuário Compulsivo: Backlinks e Trackbacks no Blogger
Usuário Compulsivo: Personalizar caixa de comentários do Blogger
Dicas Blogger: Personalizando a caixa de comentários do Blogger


Por último, coloquei um trecho do código disponibilizado pelo Felipe do Blog do Xavier para exibir apenas os ícones do Technorati nos marcadores.
Como todo layout que uso, sempre há o que melhorar, mas será o mínimo possível. Gostaria de ter implementado a "navegação por páginas" e "posts em cores diferentes na home", mas não consegui e, por achar que não eram essenciais, resolvi deixar para as mudanças de fim de ano. Vou ainda, se encontrar um tutorial que funcione para mim, o linkbar abaixo do cabeçalho. Isso, no entanto, pode ficar para depois.

Confira o a dica de leitura dela neste post publicado hoje.
- "O homem grávido" no Goiabas Verdes Fritas;
- "Mea culpa? Nunca" no Blog do Bauru;



11 comentários

Ficou bom pq ficou simples e objetivo, a sua cara. Como este blog aqui é de conteúdo e não de parnafenalhas creio que o leitor também ficará satisfeito com a objetividade e leveza...
-
Abração!

Reply

Cara, vou te confessar, não tenho a menor paciência de ficar mexendo no template do meu blog, deve ser por isso que o meu permanece inalterado há bastante tempo.

Mas devo admitir, o sua mudança foi significativa e diga-se de passagem para melhor.

Espero realmente que isso signifique novos rumos para sua carreira de blogueiro (ou seria bloguista?) e que seu trabalho alcance o sucesso que merece.

Em tempo:obrigado pela citação, apesar de minha contribuição ter sido irrisória.

Reply

Concordo totalmente com o Hugo, mudou para melhor, ficou clean e organizado, visando a melhor leitura.

E nem precisava ter me citado tanto no texto assim, ajudei pouco, bem pouco.

Abraços

Reply

Hugo , muito obrigado. Certamente as coisas que conversamos a respeito de templates influenciaram nas escolhas que fiz. Se isso é bom pra você eu não sei.

José, prefiro ser chamado de blogalho, pois mesmo não sendo macaco gordo, apenas quebro o galho quando se trata de mexer com blog e de criar artigos interessantes. Valeu pelo elogio, amigo.

Felipe, nem sempre quem muito faz o faz com qualidade. Paro o comentário por aqui. Valeu.

Reply

Acompanhei a evolução e ficou sensacional.

Posso dizer que, se não tivesse um template em vista, faria o mesmo.

Reply

Caio, você é suspeito pra falar isso, pois sei que quer dinheiro emprestado. Brincadeira, amigo. Obrigado e você tem razão, acompanhou cada tijolo na construção do template. Obrigado pelo elogio.

Reply

Digamos um palavrão: PORRRA!!! (o bauru tá virando emo, rs)
Muito bom o post realmente bauru, o que mais chama a atenção neste texto é que não só apenas você, sofre com edição, por um layout novo, limpo e que satisfaça o visitante, mas todos os editores tem de se sentir insatisfeito com o Layout, veja, enquanto publicava este, estava eu mudando o meu (acredito que deve ser o de número 12) template, já que não me via muito satisfeito com o atual [ indiceblogger ].

Reply

Daniel, creio que em qualquer profissão o ato de estar insatisfeito com a forma como as coisas são feitas é uma forma de manter o foco na melhoria. Quem se acomoda com uma fórmula está fadado ao fracasso. Logo descobrirão a tal fórmula e ele perderá público. Valeu pela visita, amigo.

Reply

Rogério, achar um template que te deixa satisfeito é uma árdua missão, eu que o diga. Me desencanei disso ao adotar os que uso agora. Na verdade cansei de tentar procurar o template ideal.
Meu mau humor agradece!
Seu template ficou legal, bem leve e clean. Perfeito!

Reply

Cidão, não existe template ideal, eu acho. Ele sempre será o próximo, principalmente pra nós que usamos uma plataforma gratuita. Sempre descobrirão melhorias que podem fazer a diferença ou facilitar nosso serviço. Agradeço o elogio, meu amigo professor.

Reply

É uma pena que os templates estejam ficando muito pesados,já que uma grande parcela de pessoas usa uma Internet bem lenta de 256 k,eu tenho um Speedy de 2 mega e no meu bairro não chega o Vitua ou sky de 8 mega pelo mesmo preço,apesar de bem otimizada com download p ex:de 230k "instáveis" os templates blogger recentes no Fiefox ficam "empapuçados"meio lerdos por colocarmos muitas imagens e textos "os antigos estavam" ok.
Terei que criar um menu Jquery para meu blog para dividir os assuntos dos posts ou criar diversos blogs linkados por imagens,que vocês me aconselham?
Enqunto realizava esse comentário por acaso encontrei esse link.
http://www.quebarato.com.br/sky-net-modem-8-mega-internet-free__4f8128.html#descricao
Será esse cara um pirata?
Por favor deixem suas opiniões!

Reply

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.