Como estudar em grupo


Hoje ouvia alguns alunos meus conversando sobre a apresentação de um trabalho de História. Na verdade, eles estavam amaldiçoando o outro aluno que não havia chegado para entregar a parte dele do trabalho. Por um instante pensei em como eles são desorganizados. Em quatro, não conseguem organizar uma divisão e, pior, não conseguem cumprir a parte que lhes cabe. Se algo que será cobrado pelo professor é feito assim, imagine se estivessem estudando por conta própria.

Não se pode negar que estudar em grupo é uma maneira de suprir algumas deficiências que podemos ter. Certos alunos têm mais facilidade com a área de exatas, outros, como eu, com a de línguas. Já outros, têm uma facilidade absurda com música. Bom, o fato é que se somos tão diferentes e precisamos chegar ao mesmo lugar, podemos nos ajudar.
Uma das formas de nos ajudarmos mutuamente é fazendo comparações daquilo que temos anotado. Já falei, aqui no Blog do Bauru, sobre como tomar notas e se você e seus amigos leram, devem ter aprendido a lição.
  • Ao estudar em grupo, as divisões de trabalho precisam ser claras para potencializar o aprendizado.
  • As anotações a que me referi anteriormente não são a garantia de que a matéria será plenamente entendida. Se você precisa aprender algo, deve estudar sozinho primeiro e usar o estudo em grupo apenas para revisar.
Entenda ainda que uma maneira eficiente de aprender é ensinando. Imagino que seja por isso que me tornei professor... pra aprender.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.