Como se comportar numa entrevista?


Muitos são os amigos que fiz na internet que fazem um baita sucesso por aí. Não ficarei citando, mas gente como os autores dos blogs que estão no blogroll mais dia menos dia estarão dando entrevistas por aí. É por isso, por saber que eles e muitos outros que vejo no Twitter são (ou serão) pessoas muito famosas que fiz este post de utilidade pública.


Como se comportar numa entrevista?

Tive um amigo que foi no Jô Soares. Pessoa interessantíssima, contador de histórias como ninguém, autor de um livro sobre curiosidades relacionadas a nomes, vi-o sucumbir diante do egocentrismo do apresentador de peso da Rede Globo. Não quero que o mesmo ocorra com meus outros amigos. Vejam só o que um especialista em oratória disse sobre como se comportar numa entrevista:



Use sua filmadora, mas delete o que estiver nela.

1) Treine, treine, treine. Simule a entrevista com a ajuda de um amigo e uma câmera de vídeo. Veja os resultados e corrija as falhas. É um bom caminho para evitar o nervosismo.

Não vale o teste do sofá

Não queira impressionar muito.

2) Escolha a roupa certa. Prefira peças de cores lisas, nos tons azul, vinho, bege ou cinza - uma escolha que deve variar conforme o cenário do estúdio (tente descobrir isso com antecedência). Esqueça as cores berrantes e as meias curtas, que deixam aparecer a perna. Também é bom evitar acessórios brilhantes e barulhentos, que desviam a atenção do telespectador.

Nada de ficar enrolando na cama.

3) Saiba antes se é uma entrevista só com você ou um debate, o horário, se é ao vivo e qual o estilo do entrevistador. No dia D, não se atrase: chegue 20 ou 30 minutos antes de começar. Tome um cafezinho, converse, sinta o ambiente. Fazendo assim, os riscos de fazer feio diminuem bastante.

4) Cumprimente o entrevistador com um simples "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite". Nada de "é um prazer estar no seu programa", "olá, telespectadores" e coisas do gênero.

5) Comece a responder a pergunta olhando para o entrevistador, mas depois volte-se para a câmera. De vez em quando, olhe de novo para ele. O ideal é olhar de 80% a 90% do tempo para a câmera. Se o programa focalizar vocês dois o tempo todo (normalmente o estúdio tem uma TV que mostra o que está indo ao ar), faça exatamente o contrário, olhando mais para o entrevistador.

6) Posicione-se na cadeira sem rigidez, mas com elegância. Coloque os dois pés no chão ou cruze as pernas. Mantenha a cabeça levantada, mas sem exageros, para não projetar uma imagem arrogante. Não faça gestos exagerados nem fique balançando as pernas ou se mexendo de um lado para outro na cadeira giratória.

Prazer, meu nome é Rogério... opa, foto errada!

7) Faça a expressão facial trabalhar a seu favor. Carrancas servem para enfeitar a proa dos barcos e espantar os maus espíritos. Na TV, um semblante fechado serve para afugentar o público. A fisionomia tem de estar relaxada, com um ar natural e descontraído.


Evite também o linguajar típico usado com os amigos (ou não)

8) Fale pausadamente e pronuncie bem as palavras. Evite o "aaan... aaan" de uma frase para outra e, ao final de cada uma, aqueles irritantes "né?", "tá?" ou "tá entendendo?" Para não dar branco, pense mais na linha de raciocínio, sem se preocupar demais com a construção das frases.

A única imagem de fonte conhecida. Perdão, Direitos Autorais.

9) Não se mostre irritado com perguntas ou ataques. Continue falando de maneira firme, mas sem perder a calma. Se não quiser discorrer sobre algum assunto específico, deixe isso claro antes de aceitar o convite.

10) Prepare-se para encerrar. Quando a entrevista estiver no fim, relacione as informações mais importantes que você quer transmitir e encontre uma maneira de comunicá-las da forma mais objetiva possível. Tenha cuidado para não falar demais e acabar perdendo o foco da resposta.

As dicas expostas acima são de Reinaldo Polito concedidas à Revista Você S.A., em dezembro de 1999, para Leticia Colombini.
Reprodução autorizada pelo autor desde que mantidos os créditos.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.