Professor, saiba mais sobre a Gripe Suína


Quem é professor deve estar acompanhando as notícias sobre escolas que, principalmente na cidade de São Paulo, estão adiantando suas férias por causa de casos de gripe H1N1, a conhecida como gripe suína. Não há muitas informações nas escolas, por isso, repasso um informativo preparado para uma rede de escolas particulares em minha cidade.
"Nos últimos meses, muito se tem ouvido falar sobre a infecção pelo vírus influenza A(H1N1), novo subtipo viral inicialmente detectado, em abril de 2009, nos Estados Unidos e identificado também, a seguir, no México e no Canadá. A disseminação do vírus a todos os continentes levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar a primeira pandemia de influenza do século XXI.
A infecção humana por esse vírus não havia sido detectada até então, portanto as pessoas têm pouca ou nenhuma proteção contra ele, uma vez que não foram expostas anteriormente."
Apesar dos meios de comunicação já terem falado bastante sobre as formas de transmissão, reforço que as principais são:
"A transmissão de pessoa para pessoa pode ocorrer facilmente, através de tosse ou espirros das pessoas infectadas ou por acontecer de se tocar em superfícies que estejam contaminadas com os vírus da influenza e, em seguida, tocar-se os olhos, o nariz ou a boca sem lavar as mãos."
Os principais sintomas de quem está com a gripe suína são:
"Os sintomas da influenza A (H1N1) são similares aos sintomas da influenza humana comum: febre, tosse, garganta inflamada, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios e fadiga. Algumas pessoas relatam, também, diarréia e vômitos podendo, a exemplo da influenza sazonal, causar uma piora de doenças crônicas já existentes ou ocasionar complicações como pneumonia. Até o presente, todos os casos confirmados no Brasil apresentaram quadro clínico leve a moderado e evoluíram bem.
A vacina para influenza sazonal não protege contra o novo vírus Influenza A(H1N1)."
Acho interessante que se diz por aí que só podem ser considerados suspeitos de ter contraído a nova gripe aqueles que chegaram de viagem de países onde há transmissão da gripe ou, quem cuida, convive ou teve contato com secreção de quem é suspeito ou de quem teve a gripe. Se não me engano, não sobra muita gente livre de suspeita, não é?
Certo, se você é, como eu, professor, pense que simples hábitos de higiene podem livrá-lo de ser mais um caso nas estatísticas.
  • Cobrir sempre o nariz e a boca quando espirrar ou tossir.
  • Utilizar lenços descartáveis e disponibilizar local adequado para seu descarte imediatamente após o uso.
  • Lavar as mãos com freqüência com água e sabão, especialmente ao tossir, espirrar e limpar o nariz .
  • Evitar tocar ou levar as mãos à boca ou aos olhos.
  • Evitar aglomerações ou locais pouco arejados.
  • Manter uma boa alimentação e hábitos saudáveis.
O melhor é que estas instruções servem para qualquer tipo de gripe. Fica, ainda, a dica dessa imagem repassada pelo Caio.


Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.