Como vencer na vida com um blog


Não sou exemplo de sucesso com blog, mas recebo elogios de três ou quatro amigos e de umas outras pessoas que nasceram pra me fazer acreditar que isso que faço é digno de ser lido. Certo é que tenho enfatizado que ter um blog é uma maneira de livrar-se de alguns problemas e até de compensar algumas frustrações pessoais. Se acredita no que estou dizendo, talvez seja melhor pensar nisso que vou escrever, fruto de muitas horas perdidas esperando aquilo que realmente alivia o corpo. Veja, vou usar um monte de frases-feitas para atrair os paraquedistas (obrigado, reforma ortográfica). Você quer ter um blog? Pense nisso:

Ou você começa direito ou ficará muito tempo no computador!

1. Você tem confiança no seu taco?
Você chega na balada. Dá aquela gabaritada no lugar, procura o alvo quando de repente bate aquela sensação de que não conseguirá convencê-la a conhecer sua coleção de selos com imagens do kamasutra. Caceta, seja nesse exemplo tosco que dei ou numa pós-graduação, na pintura de uma aquarela ou até no início de uma coleção de selos, se você mesmo tem dúvidas sobre a capacidade de colocar em prática qualquer coisa, dificilmente passará de um número ínfimo de leitores em seu blog. Usar seu blog para lamentar-se a respeito daquilo que tem não acho uma boa. É o que vejo algumas pessoas fazerem, por exemplo, no Twitter. Tem umas mensagens por lá que se eu estiver num dia de baixa autoestima, posso até ser impelido a me afogar numa caixa de chocolates. Seja arrojado, seja positivo. Você conseguirá, você alcançará o sucesso, meu caro.

2. Está realmente a fim de fazer sacrifícios?
Você acha que fazer sacrifício é ficar buscando de onde chupinhar conteúdo para seu blog? Comece a produzir algo que valha a pena ser lido. Outra opção é ser a oposição. Leia textos de pessoas influentes no meio e discorde gratuitamente delas. Ainda que o que elas estejam dizendo seja irrefutável, crie fatos e regras que em hipótese alguma devam ser seguidas. Isso, no mínimo, irá provocar a ira dos puxa-saco da pessoa de quem você está discordando.

3. Sabe lidar com imprevistos?
Ficou sem conexão, está sem inspiração, o blog de onde você copia seus posts não publicou nada novo hoje? Se vira, meu filho. Conte como conseguiu se livrar da cueca suja no dia em que foi almoçar na casa da namorada pela primeira vez. Conte como agiu quando soltou um punzão bem no meio do 69. Se você é do tipo que entra em pânico quando alguma coisa não dá certo... meu filho, tenha muito cuidado.

.4. Não deixe pra amanhã o que pode ser postado hoje.
Não tenha como principal preocupação o dia de amanhã. De que adianta ter cinco posts prontos no mesmo dia e guardá-los para publicar durante a semana se a notícia e a piada ficarão velhas. Não deixe para fazer a piada amanhã se a notícia é de hoje.

5. Sabe farejar oportunidades?
Dê uma rápida olhada nos grandes portais, siga gente interessante no Twitter, esteja no meio de gente, ainda que seja no Twitter. Muitas notícias e piadas são feitas lá. Ninguém publicou ainda , como numa conversa de buteco, não tem dono. Faça, no entanto, como fiz nesse post. Dê os créditos, sempre que possível.

6. Está disposto a liderar pelo exemplo?
Nessa semana elogiei os tutoriais da Juliana, do Compulsivo, da Ariane, da Márcia e da Iara. No Twitter, fiz menção à facilidade que é seguir aquilo que eles postam em seus respectivos blogs. A Juliana comentou em seguida que "todos são testados exaustivamente". A dica é, então, usar tudo aquilo que você sugere no blog. Vai postar um tutorial, teste-o. Postou o link para um download, teste para ver se não está quebrado. Assim você ganha credibilidade e a confiança do seu leitor.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.