Como recuperar seu blog hackeado


Você já deve ter ouvido falar que "malandro é cavalo-marinho, pois finge que é peixe pra não puxar carroça, não é? Muitos interpretam a malandragem como coisa ruim, mas mesmo nós, os bem intencionados, devemos ser malandros para nos prevenirmos contra os mal intencionados. Quer ver? Imagine que você usou um computador público e teve seu e-mail do Gmail hackeado? Se você fazia o login do blog com ele é fato que não conseguirá mais acessar, certo? ERRADO! É aí que entra a tal malandragem. Preste atenção ao tutorial e tenha uma pequena chance se o hacker for lerdo.
Quem conhece a Rô (BloggerSPhera) sabe o transtorno que foi quando ela "perdeu" o "Blog A La Carte". Hackeada, ela não tinha mais acesso ao blog e a tudo que estava vinculado ao e-mail (inclusive o Adsense). O que passo a expor aqui é apenas uma maneira de retomar seu blog. Geralmente, quem rouba senhas de e-mail são esses moleques deslumbrados com a possibilidade de passar a perna nos outros. Se ele pegar seu e-mail, vai querer fuçar em suas mensagens, mandar e-mails como se fosse você, entrar no Gtalk. Quase nenhum vai lembrar de verificar se você tem um blog, por exemplo. Sem mais conversa, vamos à dica:

Material:
- Um blog, é claro;
- Duas contas no Gmail;
- Paciência.

1- Faça o Login normalmente em seu blog:


2- Na tela inicial, clique em "Configurações":


3- Na aba "Configurações", clique em "Permissões":


4- Em "Autores do blog", escreva o endereço de e-mail que usaremos para retomá-lo caso sua conta principal seja hackeada. Após escrevê-lo, clique em "Convidar".


5- Após isso, o convite já foi enviado. A tela ficará como essa:


6- Faça o logout, vá no Gmail, entre em sua nova conta, abra o e-mail do convite, clique no link. Você será redirecionado para a página abaixo. Entre com sua senha e clique em aceitar convite.


7- Esta será a tela inicialmente exibida. Pronto, você já é um dos autores do blog.


8- Acabou? Não! Faça o logout de novo, entre com o e-mail principal e refaça os passos 2, 3 e 4. Agora, você terá a tela abaixo. Clique, ao lado do e-mail secundário, no link "Conceder privilégios de administrador":


9- Confirme a concessão dos privilégios:


10- Pronto. Agora você tem duas contas que poderão ser usadas como administradores do blog.


Se, por acaso, você for hackeado e não conseguir acessar o blog com uma das contas, basta acessar com a outra e remover a que não usará mais.
Há quem diga que fazer tudo isso não valerá de nada se, por exemplo, o hacker tiver lido esse pequeno tutorial ou até mesmo se ele hackeou a conta justamente pra ferrar com seu blog. Se tudo isso não der certo, faça outro site e, após centenas de pedidos, espere o próprio Google deletar o blog hackeado.
Em tempo: tenha sempre um "becape" do seu blog. Faça-o acessando "Configurações" e, em seguida, "Básico". Em "Ferramentas do blog", clique me "Exportar blog". Salve num lugar seguro e restaure sempre que necessário.


Não sei se os widgets são salvos também. Na dúvida, veja aqui como salvá-los.
É isso, espero ter ajudado a minorar seu sofrimento caso seu blog caia em mãos erradas.

Blog Voluntário

Este post faz parte do Movimento Blog Voluntário, que, este ano, tem por objetivo ajudar alguém iniciante a usar o computador ou internet.
Não perca ainda a oportunidade de seguir-me no Twitter e assinar o feed do blog.

6 comentários

Oi adorei sua dica e estou repassando para minhas amigas da Blogosfera.
Qualquer coisa iremos divulgar seu blog em vários blogs por ai.

Esta acontecendo direto , muitas estão perdendo o Blog.


Volto a entrar em contato.
Um abraço!

Reply

Anna, espero ter ajudado mesmo. Essa é apenas uma dica para quem não costuma tomar todos os cuidados necessários. A melhor, no entanto, é evitar acessar de computadores públicos os serviços que exijam senha. Só assim mesmo estaremos mais seguros.

Velto, Valeu pela visita, meu caro

Reply

Seria interessante, que com tamanhas reclamações de usuários que foram roubados, fossem ouvidos. Poxa, o que que custa o blogger fazer um 'moderador'? Seria até melhor! O foda é, colocar adm impõe riscos e se o site crescer, o olho vai junto. Sou dono do www.TheMediaFire.com e infelizmente vejo cenas assim todos os dias e pedidos de ajuda, e realmente, depois de dado ADM o Google, simplesmente NÃO pode fazer nada. Não é considerado roubo se você convida o ladrão pra porta da sua casa :/

Valeu pelo texto :)

Reply

valeu cara meu blog tb foi hackeado

Reply

Hakearam o meu blog. Só, que hakearam com uma outra conta, q nem minha era!! E tiraram os meus privilégios de adm. E agora?

Reply

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.