Dicionário Brasileiro de Quandos


Segundo o Gilberto, estava previsto para maio de 2004, o Dicionário Brasileiro de Quandos . Ele é, na verdade, um apêndice do PMBOK brasileiro, ou seja, um capítulo à parte sobre cronogramas e prazos no gerenciamento de projetos. Se você é blogueiro e vive com problemas, não só com as postagens, mas principalmente porque deixa de fazer a obrigação para ficar blogando, dê uma olhada em algumas expressões presentes no livro:

Brevemente – Quando ainda não há uma data fixada, mas é necessário dar a idéia de que tudo está de acordo com o previsto, sem atraso algum.

Daqui a pouco - As estórias da carochinha sempre começavam: há muito tempo, num país distante, o que deu um tom de irrealidade à expressão muito tempo, mesmo após a supressão do tempo, pois o brasileiro não tem tempo para o uso de muitas palavras, exceto quando joga conversa fora, substituída por pouco, mas o significado é o mesmo de muitíssimo, tanto no passado (há pouco tempo me informaram que precisava fazer o trabalho), como no futuro: daqui a pouco estará pronto.

Dentro em breve - Há dissensão no uso desta expressão em substituição a brevemente, mas esta expressão não tem a força e o peso da palavra substituída.

Depende - Envolve a conjunção de várias incógnitas, todas desfavoráveis e independentes. Em situações anormais, pode até significar sim, embora até hoje tal fenômeno só tenha sido registrado em testes teóricos de laboratório. O mais comum é que signifique diversos pretextos para não.

Já está praticamente pronto - O assunto acaba de entrar em pauta, daqui a pouco será tomada uma decisão e brevemente será iniciado o trabalho.

Já-já - Aos incautos, pode dar a impressão de ser duas vezes mais rápido que já. Ledo engano, é muito mais lento. Faço já significa Passou a ser minha prioridade, enquanto Faço já-já quer dizer apenas Assim que eu terminar de ler meu jornal, responder os e-mails, beber um cafezinho, prometo que pensarei no assunto.

Logo - Logo é bem mais tempo que dentro em breve e muito mais que daqui a pouco. É tão indeterminado que pode até levar séculos ou milênios. Logo chegaremos a outras galáxias. É preciso também tomar cuidado com a frase Mas logo eu?, que quer dizer Eu? Jamais!.

Mês que vem - Parece coisa de Primeiro Grau, mas ainda tem estrangeiro que não entendeu. Existem apenas três tipos de meses: aquele em que estamos agora, os que já passaram e os que ainda estão por vir. Portanto, todos os meses, do próximo até o armagedon, são mês que vem!!!

No máximo - Esta é fácil: quer dizer no mínimo. Exemplo: entregarei em meia hora, no máximo. Significa que a única certeza é de que a coisa não será entregue antes de meia hora.

Pode deixar - Traduz-se como nunca, mas é mais delicado do que logo eu?.

Por volta - Similar a no máximo. É uma medida de tempo dilatada, em que o limite inferior é claro, mas o superior é totalmente indefinido. Por volta das 5 horas quer dizer a partir das 5 horas.

Prioridade - Dicionaristas e filólogos prestam grande desserviço ao atribuírem à palavra o significado de qualidade do que está em primeiro lugar; se eles estivessem certos não seria usada no plural como em: cinco prioridades do Governo FHC, trezentas prioridades do Governo Lula. Na verdade, prioridade quer dizer aquilo que ainda não foi esquecido, mas sem importância alguma, contudo, deve ser usada sempre de uma forma que quem a ouça pense se tratar de algo de suma importância.

Sem falta - É uma expressão que só se usa depois do terceiro atraso. Porque, depois do primeiro, deve-se dizer: fique tranqüilo, que amanhã eu entregarei. E depois do segundo: relaxa, amanhã estará em sua mesa. Só aí é que vem o amanhã, sem falta.

Um minutinho - É um período de tempo incerto, indefinido, que nada tem a ver com um intervalo de sessenta segundos e raramente dura menos que cinco minutos, podendo chegar a uma hora.

Veja bem – Em geral, é conseqüência direta de depende. Significa viu como pressionar não adianta?. É utilizado da seguinte maneira: mas você disse que dependia apenas da autorização. Resposta: veja bem...

Xiiii!! – Esta interjeição tem variantes regionais como iiiige!!, ôxi!!, eita!! Se dito neste tom, após a frase: não vou mais tolerar atrasos, certo? Exprime dó e piedade por tamanha ignorância sobre
nossa cultura.

Zás-trás - Palavra em moda até uns 30 anos atrás e que significava ligeireza no cumprimento de uma tarefa, com total eficiência e sem nenhuma desculpa. Por isso mesmo, caiu em desuso e foi abolida do dicionário.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.