De otátio ele não tem nada


Uma das coisas que meus alunos mais me perguntavam durante as aulas é qual a maior palavra da Língua Portuguesa. Nunca me lembrava, mas sempre soube que é aquela que nomeia a doença causada pela inalação de gazes vulcânicos. O nome? Não me lembro nem agora e não vou ao oráculo perguntar. Não vou porque a resposta está neste post do bom blog “Pobre Otário”. Sim, eles desvendaram nossas dúvidas colocando inclusive o significado, porém, gosto sempre de falar disso durante minhas aulas de formação de palavras. Você sabe, por exemplo, o que é uma anidropodoteca? Sim, eu sei que o Google tem o significado, mas a brincadeira durante as aulas é legal. Acompanhe a "dissecação" do vocábulo:

a = não

Ex.: anormal, acéfalo…

(h) idro = água

Ex.: hidrômetro, hidravião…

podo = pé

Ex.: podólogo, pododáctilo..

teca = estrutura que guarda, protege.

Ex.: biblioteca, cinemateca.

Juntando tudo, temos que anidropodoteca é “o lugar onde se guardam os pés pra proteger da água.

Fácil, não? E genuflexório? Você sabe o que é?

P.s.1: leia o interessante artigo escrito no longínquo ano 2000 por Hélio Schwartsman.

P.s.2: O artigo do "Pobre Otário" dará origem a uma série de análises de palavras aqui. Basta esperar. Enquanto isso, veja essa galeria de imagens para aficionados em Mac.


Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.