Cuidados nas férias: Atropelamentos


A cada ano cresce o número de pessoas que morrem vítimas de atropelamentos. Ninguém está imune a isso. Exemplo disso é a morte do componente dos Titãs, Marcelo Fromer, que morreu atropelado nas ruas do RJ. No caso das crianças é ainda pior, pois não há nelas o senso de perigo que um adulto tem, ou pelo menos deveria ter. Vejamos então algumas dicas para evitar atropelamentos nessa época de férias:

  • Na hora dos passeios, seja o exemplo para eles. O seu comportamento no trânsito é o melhor ensinamento que eles podem ter Atravesse as ruas olhando para ambos os lados, respeite os sinais de trânsito, faixas para pedestres e, sempre que possível, faça contato com os olhos dos motoristas antes de atravessar na frente deles.

Atravesse sempre na faixa
  • É preciso ter muito cuidado antes de deixá-las soltas pela rua. Elas têm dificuldades de julgar a que velocidade os carros estão se movendo, a distância e de qual direção estão vindo.
  • O alto volume do tráfego, o alto número de veículos estacionados, os altos limites de velocidade, são fatores que aumentam a probabilidade de atropelamentos. A melhor maneira de prevenir é ensinar corretamente como se comportar no trânsito e não permitir que crianças menores de 10 anos atravessem a rua sozinhas.
  • Escolha sempre o caminho mais seguro para o seu filho e o trajeto mais reto para destinos comuns (como a escola). Procure evitar caminhos com muitas travessas, ensine-o como entender e obedecer os sinais de trânsito, como utilizar a faixa de pedestres sempre que disponível, não atravessar a rua por entre os carros, ônibus, árvores e postes. Observar os carros que estão virando ou dando ré são apenas algumas precauções fundamentais para o dia-a-dia.
  • Se a pé os riscos de atropelamento já são grandes, os mesmos ficam ainda maiores quando uma criança anda sobre uma bicicleta. É preciso ensinar a respeitar os sinais, usar equipamentos de proteção, ficar atento aos carros e andar em lugares mais seguros. Uma queda, enquanto a criança pedala ou uma colisão com um carro, podem provocar graves ferimentos. Bicicleta é um veículo, não um brinquedo!

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.