Que a gasolina, álcool, diesel, enfim, os combustíveis estão "o olho da cara" não é segredo para ninguém, mas há uma maneira de amenizar o prejuízo na hora do abastecimento. É só seguir as dicas que deixo aqui no blog. Quem me falou foi o Gilberto, que viu em algum lugar por aí:
1º.Truque: Encher o tanque pela manhã cedo.
2º Truque: Quando encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo.
3º. Truque: Encher o tanque antes de que este baixe da metade.
4º Truque: Não encher o tanque quando o posto estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois.
Espero que sejam proveitosas as dicas e que você possa dar umas voltas de carro com a família. Melhor ainda será se fizer isso a pé, pois não só seu bolso agradecerá, mas também o meio ambiente.
1º.Truque: Encher o tanque pela manhã cedo.
A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas as estações de serviço têm seus depósitos debaixo da terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao meio-dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exatamente. Na indústria petrolífera, a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante. Cada carregamento de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlado no que diz respeito à temperatura. Para que a cada galão vertido na cisterna do caminhão seja exato.
2º Truque: Quando encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo.
Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao surtir mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do vertido converte-se num cheio eficaz. Todas as mangueiras surtidoras devolvem o vapor ao tanque. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo, uma verdadeira percentagem do precioso líquido que entra no depósito se transforma em vapor e volta pela mangueira do surtidor ao depósito da estação. Com o qual, conseguem menos combustível pelo mesmo dinheiro.
3º. Truque: Encher o tanque antes de que este baixe da metade.
Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há no mesmo. O combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flotantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.
4º Truque: Não encher o tanque quando o posto estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois.
Se você chega ao posto de serviço e vê um caminhão cisterna que está repondo os tanques subterrâneos da mesma, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer em dita estação nesse momento. Ao reabastecer os tanques, revolve-se o combustível restante nos mesmos e os sedimentos do fundo. Assim sendo, você corre o risco de abastecer combustível sujo.
Espero que sejam proveitosas as dicas e que você possa dar umas voltas de carro com a família. Melhor ainda será se fizer isso a pé, pois não só seu bolso agradecerá, mas também o meio ambiente.
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