[TESE DE MESTRADO] A interferência do discurso religioso na formação do sujeito



Tive aulas com a Eni Orlandi na UNICAMP em 2004. É inegável o domínio que ela tem dos caminhos a serem percorridos na Análise Lingüística. Vasculhando a internet, achei há algum tempo algo sobre discurso religioso, assunto pelo qual tenho grande interesse. É uma tese orientada por ela e escrita por Jones Ferreira Vicente. O título da pesquisa feita para a obtenção do título de Mestrado é "A interferência do discurso religioso na formação do sujeito" e, embora tenha sido usado como objeto de pesquisa algo bem específico, vale a pena a leitura pelo contato com a parte teórica.
 

Se você quer saber mais do assunto, visite os tópicos abaixo:

  • O discurso religioso no imaginário das psicoses: "...Em nossa sociedade o discurso religioso é sinônimo de força, sua presença está em nossos gestos mais despretensiosos. Mesmo que os indivíduos o neguem por motivos diversos, enquanto ideologia, ele é reconhecido e cultuado no espaço social."

  • Articulação adverbial do discurso religioso: "...texto que trata do levantamento, da descrição e da análise interpretativa de advérbios locativos e temporais/aspectuais em textos religiosos da sincronia atual e do período arcaico da língua portuguesa."

  • Como redigir um discurso religioso em 60 segundos: se você tem coragem de pagar para receber um discurso pronto, clique aí, mas considero perda de tempo, pois muitos discursos que tenho ouvido, sejam eles religiosos ou não, parecem ter sido escritos por crianças de 8 anos.

  • Modos de ler o discurso religioso: "... no caso do discurso religioso a estruturação mais adequada em termos de funcionamento discursivo é por meio do processo parafrástico."

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.