[TEORIA] O que a aguardente tem a ver com o pontapé?


Visitando o blog de um leitor daqui, li um post que tratava da origem da aguardente (leia o post clicando aqui). Usei essa palavra muitas vezes nesse início de ano (não não, sou abstêmio, que, segundo o Aurélio, é aquele que se abstém de bebidas alcoólicas, que é sóbrio), pois nas classes em que leciono, falávamos de processos de formação de palavras e, como todos sabemos, aguardente é uma formada por "composição por justaposição" . Não sabe o que é isso? Acompanhe o raciocínio então.
Processos de formação de palavras
A nossa língua possui esses dois processos básicos de formação de palavras: a derivação e a composição.

DERIVAÇÃO: É o processo pelo qual novas palavras (derivadas) são formadas a partir de outras já existentes na língua ( primitivas). Pode ocorrer das seguintes maneiras:
a. PREFIXAL (ou PREFIXAÇÃO) → consiste no acréscimo de um prefixo a um radical.
b. SUFIXAL (ou SUFIXAÇÃO) → consiste no acréscimo de um sufixo a um radical.
c. PREFIXAL e SUFIXAL → consiste na formação de uma nova palavra a partir do acréscimo de um sufixo e um prefixo ao radical, sem que essa colocação seja feita ao mesmo tempo.
d. PARASSINTÉTICA (ou PARASSÍNTESE) → consiste no acréscimo simultâneo de um prefixo e um sufixo a um radical, de modo que a palavra não possa existir apenas com um ou outro.
e. REGRESSIVA (ou DEVERBAL) → consiste na troca de terminação do verbo pelas vogais a, e ou o, resultando, assim, num substantivo abstrato.
f. IMPRÓPRIA (ou CONVERSÃO) → não se altera a estrutura da palavra. Esse processo consiste na simples mudança da classe gramatical de uma palavra.

COMPOSIÇÃO: É o processo pelo qual novas palavras são formadas através da junção de palavras ou radicais já existentes na língua. Pode ocorrer por justaposição ou aglutinação.

a. JUSTAPOSIÇÃO → quando as palavras que se unem não sofrem alteração e continuam a ser faladas ( e escritas ) exatamente como eram antes da composição.
b. AGLUTINAÇÃO → quando pelo menos uma palavra sofre alteração em sua pronúncia ( e em sua
Há ainda outros processos que, segundo a necessidade, serão expostos aqui. São eles: Hibridismo, Abreviação, Onomatopéia, Sigla e até mesmo as Gírias.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.