Intertextualidade


Já ouviu falar de intertextualidade? Semanas atrás vimos uma avalanche de imagens e piadas fazendo referência ao caso do Ronaldinho com os travecos. Um das melhores é esta abaixo:

Por mais oportunista que possa parecer, a propaganda se vale de um recurso que visa criar um certa intimidade entre o leitor e o texto, seja ele visual ou não. Nesse caso, por meio do conceito de que "as coisas podem parecer verdadeiras, mas não são" a Bom Bril ataca a concorrência partindo da mesma idéia.
Intertextualidade não é assunto apenas de aulas de Português. A todo instante temos contato com isso e nem percebemos. Veja, por exemplo, o hino nacional. Você certamente canta "nossos bosques têm mais vida, nossa vida em teu seio mais amores". Tirando a parte destacada, o restante é uma clara referência à "Canção do Exílio" de Gonçalves Dias. Fique atento. Repare se aquilo que você vê por aí não é apenas reprodução de algo já visto antes. No fundo, tudo é apenas a confirmação do que Lavoisier já disse ("Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma").

P.S.: Veja ainda este site falando sobre a intertextualidade entre a "Canção do Exílio" e o hino nacional.


Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.