A língua da união


Conteúdo da Suplemento: A Língua da União: Com a chegada da família real ao Brasil, há 200 anos, o idioma português se torna símbolo de unidade, mas não deixa de exprimir a diversidade da sua formação.
* Castiço numa terra de mestiços: O português "puro" falado pela corte seria adotado como símbolo de elegância pelas elites do Brasil, onde vigorava a mistura.
* Novo imaginário de representação: Instrumento oficial usado para reforçar a unidade do país, com a independência a língua se torna meio de afirmação da brasilidade.
* No Rio, a maior biblioteca das Américas: O acervo de livros da família real, um símbolo de ilustração, transformou-se em patrimônio nacional.
* Surgem os livreiros, figuras de destaque da vida cultural: Mesmo assim, somente a elite tinha livros em casa e destaque era o acervo do Conde da Barca.
* Com a impressão régia, o país entra na era de Gutenberg: Vinda da tipografia oficial permite que jornais e livros sejam impressos no Rio.
* Uma aliança entre mundos diversos: Enriquecidos pelos idiomas de negros e índios, português vira elemento de ligação comunitária, ao lado do catolicismo e da administração lusa.
* Muitos ângulos de um único idioma: Acadêmicos e artistas debatem e celebram a importância da vinda da corte sobre a língua.

Suplemeno Especial: A Língua da União
Editora: Jornal O Globo
Idioma: Português
Data: 21/03/2008
Formato: PDF
Páginas: 8
Tamanho: 8,56 mb
Clique aqui para baixar.
Recebido do grupo "Viciados em livros".



Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.