Inveja branca


Dias atrás vi a Ana Carolina num programa de tv dizer que Cazuza, ao ouvir a canção "Que país é este?" do Renato Russo, foi tomado por tal inveja criativa e compôs "Brasil". Claro que ninguém diria que este tipo de inveja é algo maligno, mas... o que seria mesmo a inveja? Existem tipos diferentes de inveja? Dei uma olhada no Google e, dentre as muitas citações, achei o seguinte:

- "Inveja é o desejo por atributos, posses, status, habilidades de outra pessoa."
- "A inveja, em geral, procede da soberba. Com efeito, a tristeza pelo bem alheio dá-se no homem porque aparece como obstáculo à própria excelência."

Não acredito e inveja branca, mas estamos contaminados por ela. É algo relacionado à podridão moral que vivemos em nossos dias. Dito isso, darei vazão ao meu sono.
P.s.: invejo quem teve uma ótima e tranquila noite de sono!

[update em 30.03.09] Estranho como os sentimentos mudam com o passar do tempo. Hoje, depois de muito tempo, senti-me pra baixo por ver que continuo estagnado. Bem conceituado, mas sei que isso não enche a barriga.

2 comentários

"Pecados brancos" são uma invenção deprimente... É só acrescentar a cor adjetivante no final e fica tudo certo! Que coisa, não? Sinto uma indignação arroxeada!

PS: suas boas noites retornarão, paciência! ;)

Reply

Mariana, entendo e concordo com o fato de você concordar comigo...rs. Deprimente o que fazem por aí, mas não podemos negar que são artifícios criados para diminuir nossas fraquezas. Quanto às noites de sono... duvido!

Reply

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.