Tudo sobre acentuação



A idéia de fazer este post surgiu não só do fato de eu ser usuário (tem gente que a acha uma droga mesmo) da Língua Portuguesa, mas também porque tiro dela meu ganha-pão. Há quem diga que acentos não fazem a mínima diferença. Se você é desses, pense na seguinte situação:

O Padre/Pastor/ Capelão seja lá quem for, resolve escrever um boletim a ser distribuído na igreja nos dias de celebração. Desejando que a mesma expresse mais o amor de Cristo, ele lança mão de um texto de efeito. Ficou assim o título de sua mensagem, na página principal do boletim:

"DEUS PEDIU QUE AMASSEMOS UNS AOS OUTROS"

Minha pergunta é a seguinte: o que você acha que os irmãos fizeram durante e após a reunião? Até agora devem estar separando os adolescentes se esfregando no paredão da igreja.
Não percebeu a diferença? Amassemos vem de amassar enquanto que amássemos vem de amar!
Acompanhe a série de posts que escreverei aqui sobre acentuação. Ainda que pareça didático demais, é o mínimo que você faz para nunca mais comprar água de cocô!

Acento tônico/ gráfico

1-Sílaba tônica- A sílaba pronunciada com mais intensidade que as outras é a sílaba tônica. Esta possui o acento tônico, também chamado acento de intensidade ou prosódico. Nem sempre a sílaba tônica recebe acento gráfico.
Ex.: cajá, caderno, lâmpada

2-Sílaba subtônica- Algumas palavras geralmente derivadas e polissílabas, além do acento tônico, possuem um acento secundário. A sílaba com acento secundário é chamada de subtônica.
Ex.: terrinha, sozinho

3-Sílaba átona- As sílabas que não são tônicas nem subtônicas chamam-se átonas.
Podem ser pretônicas (antes da tônica) ou postônicas (depois da tônica),
Ex.: barata (átona pretônica, tônica, átona postônica)
máquina (tônica, átona postônica, átona postônica)

Como última coisa, não confunda acento tônico com acento gráfico. O acento tônico está relacionado com intensidade de som e existe em todas as palavras com duas ou mais sílabas. O acento gráfico existirá em apenas algumas palavras e será usado de acordo com regras de acentuação.

Até a próxima.

P.s.: imagem tirada daqui.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.